13/01/2021 13:47 - Região
A prefeitura de Victor Graeff sofreu ataques de hacker, havendo invasão do sistema desaparecendo dados das secretarias municipais e de setores administrativos da própria prefeitura. O período da perda é referente a 17 de novembro até 23 de dezembro. Dois dias após a eleição. De acordo com o assessor do prefeito Lairton Koeche, que atendeu A Folha, foram capturados arquivos e informações de setores como, da contabilidade, tesouraria, recursos humanos, compras e licitação.
O setor de compras teve seus dados hackeados desde o mês de maio. A invasão ocorreu no dia 23 de dezembro.
A administração municipal pretende abrir uma sindicância interna, e entender as razões de como o hacker conseguiu ter acesso ao sistema. O assessor, também, informou que não foi concluído o balanço contábil referente ao ano de 2020. Será preciso digitalizar todos os documentos físicos novamente. A prefeitura tem contrato com uma empresa que disponibiliza software.
Havia, ainda, um contrato com outra empresa que encerrou no final do ano passado para assessoria e manutenção das máquinas.
No dia do hackeamento prefeito em exercício era Claudio Afonso Alflen, havendo registro de um boletim de ocorrência do acontecimento. A Delegacia de Polícia Civil de Victor Graeff confirmou o BO, e que, o caso está sendo investigado.
A reportagem da A Folha entrou em contato com a Câmara de Vereadores da cidade e aguarda para ter acesso a um relatório sobre o mesmo fato.
Fonte: A Folha
Veja também