03/09/2020 13:14 - Saúde
O Setembro Amarelo é uma “Campanha de Valorização à Vida” que traz consigo o diálogo sobre o suicídio, objetivando a conscientização e prevenção do cidadão. O Suicídio pode afetar pessoas de diferentes classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
O impacto psicológico, social e financeiro do suicídio em uma família e comunidade é imensurável. Os fatores advêm de múltiplas causas. Mas a boa notícia é que o suicídio pode ser prevenido!
Fique atento aos sinais! Frases como: “Vou desaparecer.” e “Vou deixar vocês em paz.” podem ser sinais, além de isolamento social, entre outros.
Como auxiliar? Podemos ouvir pessoas em risco atentamente, estabelecendo uma relação de empatia, respeito, seriedade, removendo os meios pelos quais a pessoa possa tentar tirar sua própria vida, manter vigilância, tudo isso aliado ao encaminhamento aos profissionais de saúde. Vale ressaltar que o cuidado a este indivíduo envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social, entre outros), contando sempre com o apoio da família e da comunidade.
Dicas: Para melhorar sua qualidade de vida, procure vigiar seus pensamentos, cuide de você, escute músicas de meditação, faça atividades ao ar livre e programas em família, cultive sua espiritualidade, procure aprender coisas novas, se engaje em trabalhos voluntários em sua comunidade, entre outros.
Ajuda: Serviços de Saúde – Hospital Geral – CVV (Centro de Valorização da Vida) 188 / ligação gratuita.
Fonte: jeacontece
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras