27/04/2020 20:32 - #CORONAVIRUS
Conforme dados informados nesta segunda-feira (27) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o número de infectados por coronavírus entre os funcionários do frigorífico JBS de Passo Fundo subiu para 48. A unidade está interditada desde a última sexta-feira (24), por decisão da Gerência Regional do Trabalho.
De acordo com o MPT, os dados são coletados junto às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Do total, 27 foram testados e 21 foram diagnosticados por critério epidemiológico. Até o dia da interdição, 19 funcionários haviam sido confirmados com a doença.
Além dos casos confirmados, o MPT também informou que notificou mais dois óbitos entre os familiares dos funcionários. Até sexta, eram duas mortes.
A fábrica passou por auditorias na semana passada, e a gerência regional constatou riscos graves para a saúde dos trabalhadores, em função da possibilidade de contágio pelo coronavírus.
O Ministério Público do Trabalho ingressou com uma ação civil pública pedindo o afastamento dos cerca de 2 mil funcionários da empresa.
A preocupação do órgão é que a JBS em Passo Fundo também emprega moradores da região, o que pode contribuir ainda mais para a disseminação da doença.
A JBS informou na ocasião que tem seguido as orientações dos órgãos de saúde e tomado as medidas possíveis para garantir a segurança e prevenção dos seus funcionários nos ambientes da fábrica, centrais de distribuição e escritórios.
A empresa disse ainda que contratou consultoria de médicos especializados para acompanhar as práticas adotadas. E que os protocolos para o caso de testagem positiva entre os colaboradores é afastamento das atividades e acompanhamento integral.
Passo Fundo é a segunda cidade com maior número de casos confirmados no estado até a tarde desta segunda, com 107 infectados, atrás só de Porto Alegre. Dez pessoas morreram devido a doença no município.
Fonte: https://rduirapuru.com.br/
Veja também