23/04/2020 21:09 - #CORONAVIRUS
A secretária de Saúde de Carazinho, Anelise Almeida, confirmou no fim da tarde desta quinta-feira (23), durante entrevista à Rádio Diário AM 780, que o município possui mais um caso de Coronavírus (Covid-19). Assim, já são três casos, e todos os pacientes são trabalhadores da área da saúde. Os dois primeiros atuam na farmácia básica do município e o mais recente a ter a confirmação é servidor do Hospital de Caridade de Carazinho. “O resultado chegou esta tarde (enviado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN/RS). Já vínhamos monitorando este paciente que está em isolamento domiciliar. Também chegaram outros três exames, com resultado negativo”, informou.
O terceiro caso de Covid-19 é uma mulher de 41 que trabalha no Hospital de Caridade de Carazinho – HCC e seu estado de saúde é estável. Não houve necessidade de internação, somente isolamento domiciliar. Segundo Anelise Almeida, há cerca de 10 dias a paciente tem sintomas da doença e desde então estava sendo monitorada. Ainda não se sabe como ocorreu o contágio.
A secretária esclareceu que os familiares destes pacientes, se possuem sintomas, também devem fazer isolamento. Aqueles que não apresentarem qualquer sinal e que estão bem podem continuar com sua rotina normal, desde que tomem as medidas preventivas necessárias como higienização das mãos com frequência, uso de álcool gel, máscaras. Também deve-se evitar compartilhar utensílios como talheres e alimentos e bebidas. “Os pacientes que estamos acompanhando e que agora estão confirmados já estavam tomando estas precauções antes mesmo do exame positivo.
Atualmente, segundo a secretária, 75 pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas pela secretaria. Neste momento não há nenhum caso carazinhense em análise no LACEN-RS.
Os colegas de trabalho dos pacientes com Coronavírus também estão sendo monitorados.
“Eles continuam sendo observados até o 14º dia de sintoma do colega positivado. Todos passam por avaliação e fizeram testes rápidos. Os que tiveram algum sintoma foram colocados em isolamento. Alguns exames já deram negativo, mas mesmo assim, continuam em recuperação da patologia que apresentaram”, informou.
Questionada sobre a possibilidade de crescimento de casos na cidade, Anelise declarou que existe chance de mais algum caso relacionado diretamente com um dos três que já foram atestados. “Mas como as pessoas estão muito bem orientados, são profissionais da saúde e percebem logo que estão sentindo algo, procuram tratamento e fazem o isolamento. É mais fácil de controlar a circulação do vírus. Neste sentido esperamos que a gente possa se manter estável quanto a doença no município”, explicou, não descartando que hajam casos que não tenha relação com os primeiros.
Fonte: https://diariodamanha.com/
Veja também
Mais acessadas