06/08/2020 11:31 - #CORONAVIRUS
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, afirmou nesta quarta-feira (5), que a preparação está sendo feita para que cerca de 15,2 milhões de brasileiros já estejam vacinados contra a covid-19 até dezembro deste ano.
De acordo com Correria, o cálculo usado está sendo baseado na campanha de vacinação contra influenza, cerca de 100 milhões de doses no país.
Ainda segundo o secretário, tendo em vista os grupos de risco, idosos e pessoas com comorbidades estarão entre os primeiros a receber a vacina. Sobretudo, profissionais de saúde também estarão no grupo prioritário.
O medicamento está sendo desenvolvido pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em conjunto com a Universidade de Oxford, e já se encontra em fase de testes clínicos em vários países, incluindo o Brasil.
Para acelerar a produção, será utilizada a estrutura de envasamento e rotulagem já disponível na produção da vacina contra a febre amarela no país. Cada frasco terá cinco doses, segundo representes da Fiocruz.
Pelo acordo, a vacina de Oxford produzida no Brasil será distribuída apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e para agências das Nações Unidas.
Ainda segundo o secretário, neste momento, priorizando fornecedores nacionais, o Ministério da Saúde já está preparando a aquisição de seringas, agulhas e o planejamento para a distribuição da vacina no país.
Sobre um cronograma de liberação da vacina, o diretor do Instituto Bio-Manguinhos da Fiocruz, Maurício Zuma, preferiu a cautela.
“Tem um grau de incerteza em relação a isso, por isso, a gente está sendo bastante cauteloso. Nosso compromisso é buscar a confirmação desses cronogramas para poder passar para o Ministério da Saúde a para Comissão qual é nossa expectativa concreta de produzir e liberar as doses da vacina”, ponderou.
Fonte: Diário da Manhã
Veja também