06/10/2020 16:56 - Educação
O retorno às aulas na rede estadual está próximo de acontecer. O Governo do Estado convocou os servidores e professores do Estado para retomar o trabalho nesta semana, visando que a volta dos alunos às escolas a partir do dia 20 de outubro. Muita polêmica envolve o tema. A convocação seria para preparar as instituições e os colaboradores para receber as crianças e os jovens a partir da data estipulada.
De acordo com a coordenadora da 7ª Coordenadoria de Educação (7ª CRE), Carine Weber, o governo está realizando o planejamento para um retorno escalonado do Ensino Médio e cursos técnicos da rede estadual. O cronograma precisa do trabalho dos professores, no entanto, muitos estão com receio de retomar as atividades. A volta dos servidores para as escolas seria para organizar o espaço escolar. Carine explicou que um diagnóstico estrutural e pedagógico será feito para avaliar o que precisa para as aulas retornarem com segurança.
Momento de planejamento
A coordenadora frisou que o momento é de planejar o retorno às aulas na rede estadual. A volta às salas de aula depende da situação sanitária até lá. Assim, é fundamental que a região esteja na bandeira laranja ou amarela. Outro fator importante, é as escolas receberem os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) tanto para professores, como para alunos. Entre eles estão máscaras, luvas, álcool em gel, entre outros.
A preocupação é maior com alunos que estão concluindo o Ensino Médio e estão se preparando para vestibular e Enem. Os professores estão realizando um diagnóstico desses estudantes para avaliar a situação da aprendizagem.
Medidas de segurança
Primeiramente, as escolas precisam adotar todas as medidas de segurança aprovadas pelas autoridades competentes. Planos de contingencia precisam ser elaborados pelas escolas e apresentados aos Comitês de Saúde de cada município. O distanciamento deverá ser respeitado, além disso a limpeza do ambiente e o limite de pessoas por ambiente será adotado.
O retorno
Carine destacou que as aulas não serão 100% presenciais. A volta será no sistema híbrido, já que as instituições não possuem estrutura suficiente. Ou seja, alguns alunos terão aulas presenciais e outros seguirão no formato digital. A prioridade, portanto, será o retorno para aqueles estudantes que estão com dificuldades de acesso e aprendizado no formato online.
A coordenadora garantiu que a retomada das atividades na rede estadual não depende das demais redes, como a privada ou municipal. O estado tem autonomia para decidir sobre o assunto. O que será observado é o sistema de bandeira e a chegada dos EPI’s. Portanto caso as aulas voltem em Passo Fundo, automaticamente voltam na região de abrangência da 7ª CRE.
A volta às aulas não será obrigatória, ou seja, os alunos e pais podem escolher se retornam ou não.
Rádio Planalto
Fonte: Rádio Planalto
Veja também
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SELBACH REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO E O LANÇAMENTO DO SHOW DE PREMIOS ACIS 2025.
UFSM: Acidente em Imigrante: sete mortes são confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Imigrante e Colinas
Estudantes de Santa Maria sofrem acidente.
Selbach presente na mobilização em defesa do setor agropecuário