Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

RS tem a sétima semana consecutiva de bandeira preta nas 21 regiões Covid

Mesmo com flexibilização de protocolos, anunciados hoje, a quantidade de leitos ocupados ainda é alta O Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta.

10/04/2021 11:56 - #CORONAVIRUS

O mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido à ainda grande pressão sobre a capacidade hospitalar.

Mesmo com a melhora em indicadores de internação de leitos clínicos e de UTI e com redução no número de óbitos, a trava de segurança do modelo ainda é acionada pela baixa quantidade de leitos de UTI livres em comparação com leitos ocupados – o índice está em 0,06, e a salvaguarda é acionada quando baixa de 0,35.

A salvaguarda estadual foi adotada porque, quando a capacidade hospitalar está próxima do limite, alguns dados podem sofrer atrasos de preenchimento devido à sobrecarga das equipes.

Além disso, os indicadores de “velocidade do avanço” e de “variação da capacidade de atendimento” se tornam prejudicados – uma vez que, mesmo havendo demanda por leitos, podem não ser preenchidos devido à lotação das áreas Covid dos hospitais. Esse aprimoramento visa melhor refletir e evitar o esgotamento de leitos.

Esse já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário. Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias poderiam adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior.

A cogestão regional, por sua vez, está permitida.

Mudança de protocolos e intensificação da fiscalização
No início da tarde desta sexta-feira (9), o governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, algumas mudanças nas regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Todas estão condicionadas à intensificação da fiscalização por parte dos municípios, com apoio do Estado.

Leite destacou que a redução no nível de restrições, demandado por entidades setoriais, prefeitos e deputados, só está sendo possível graças ao compromisso firmado com os prefeitos para reforço na fiscalização.

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/rs-tem-a-s-eacute-tima-semana-consecutiva-de-bandeira-preta-nas-21-regi-otilde-e

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.