Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Projeto torna crime a propagação de notícias falsas sobre vacinação

Além disso, o projeto prevê pena para pais ou responsáveis legais que se omitirem à vacinação obrigatória de criança ou adolescente

22/12/2020 17:44 - #CORONAVIRUS

Um novo projeto de lei, apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), torna crime a omissão e oposição à vacinação, a propagação de notícias falsas sobre a eficácia da vacina e de desestímulo à adesão ao programa de vacinação.

De acordo com o texto, quem se omitir, sem justa causa, na condição de pais ou responsáveis legais, à vacinação obrigatória de criança ou adolescente, em situação de emergência de saúde pública, a pena prevista é de reclusão, de um a três anos.

Quem deixar de se submeter, sem justa causa, à vacinação obrigatória; e criar, divulgar ou propagar, por qualquer meio, notícias falsas sobre as vacinas do programa nacional de imunização ou sobre sua eficácia, a pena é de reclusão, de dois a oito anos, e multa.

Além disso, se for agente público, poderão ser aplicadas penas em dobro, além das punições previstas por atos de improbidade administrativa.

O senador mencionou dados do Ministério da Saúde de que a vacinação de crianças com menos de 2 anos está apresentando queda desde 2011.

“No caso da vacina BCG, contra tuberculose, a cobertura, que já foi de 107,94%, caiu para 95,63% em 2018. A cobertura da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, também despencou — de 102,39% para 90,5%”, informou o parlamentar.

Com informações da Agência Senado.

Diário da Manhã

Fonte: Diário da Manhã

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/projeto-torna-crime-a-propaga-ccedil-atilde-o-de-not-iacute-cias-falsas-sobre-va

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.