12/03/2020 16:37 - Destaques
O Programa PIM – Primeira Infância Melhor O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), política pública do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, atua na defesa do direito da criança em crescer e se desenvolver de forma sadia, harmoniosa e feliz, implantado em Selbach em 11 de março de 2004.
Implantado no Estado em 2003 e transformado em Lei em 2006, o PIM é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento na primeira infância e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. Em Selbach, por meio do projeto, visitas domiciliares e comunitárias são realizadas semanalmente, pelas visitadoras às famílias em situação de risco e vulnerabilidade biopsicossocial, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
O programa tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
Além das duas visitadoras que atendem 20 famílias cada, o programa conta com o GTM – Grupo Técnico Municipal composto por representantes das secretarias municipais de saúde, assistência social e educação, que juntas viabilizam a implementação do programa no município, acompanham e supervisionam o trabalho das visitadoras, visando qualidade no atendimento e respostas as demandas das crianças.
“É uma realização poder acompanhar, auxiliar e orientar as famílias para o cuidado com suas crianças, através do desenvolvimento infantil em todas as suas dimensões cognitiva, socioafetiva, linguagem e motora, através das visitas semanais com atividades que respeitam a faixa etária da criança a fim de estimulá-la e despertar nela capacidades, junto com o cuidador principal” (Marcia Kurz – GTM Sec. Assistencia Scoail)
“Quem faz o PIM acontecer junto com nós são as famílias, que nos recebem todas as semanas, demonstram interesse, carinho, interagem as brincadeiras e demonstram entusiasmo durante a visita e as atividades. É gratificante ver a esperança e o brilho no olhar de cada mãe e criança atendida.” (Roselaine Tenroller – agente Educacional).
“Sinto-me honrada em poder fazer parte desta equipe, pois juntamente com as famílias, temos a oportunidade de auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento das crianças que serão nosso futuro.” (Noeli Huppes – GTM Sec. Saúde)
Fonte: Pim Selbach
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras