28/12/2020 11:39 - #CORONAVIRUS
Diversos países do mundo já iniciaram a vacinação contra a covid-19. Cerca de 16 países, em diferentes continentes, começaram a aplicar a vacina. O principal imunizante que vem sendo usado é o fabricado pela Pfizer e BioNTech, mas a Sputinik V, da Rússia e a do laboratório Moderna, também vem sendo utilizadas em alguns países.
Na América Latina, Chile, Costa Rica, México e Argentina iniciaram suas campanhas de vacinação contra a covid-19. O Brasil ainda não tem nenhuma vacina aprovada, nem mesmo de forma emergencial e não há previsão de início da imunização. Além disso, nenhum laboratório apresentou os dados de testes à Anvisa, para buscar uma autorização no país.
A situação preocupa especialista e governantes, pois o Brasil está ficando pra trás na corrida pela vacina, até mesmo de países vizinhos e menores. O país conta com um imunizante sendo testado e fabricado em solo brasileiro. Trata-se da Coronavac, vacina do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Os resultados, porém não foram apresentado ainda e nenhum pedido de autorização, encaminhado a Anvisa.
Conforme o prefeito Luciano Azevedo, durante participação no programa Sem Segredo da Uirapuru, a prefeitura de Passo Fundo manifestou interesse em adquirir a Coronavac. O comunicado já foi repassado ao Butatan.
Azevedo explicou que a compra só será realizada caso o Governo Federal não forneça em número suficiente, mas o prefeito acredita que o imunizante estará disponível para todos.
Luciano Azevedo falou ainda sobre a demora para que o Brasil inicie a imunização, sendo que países vizinhos já estão prestes a iniciar.
Fonte: Rádio Uirapuru
Veja também