13/11/2020 20:58 - Economia
O preço da carne de gado subiu muito nos últimos meses. A causa está associada á pandemia, clima e outros fatores. No entanto, alternativas como carne de frango e suína também estão registrando aumento.
Conforme o presidente do Conselho da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o ano foi de surpresa. Pandemia, que fez com que os custos para as empresas aumentasse muito. As indústrias tiveram que reduzir o número de funcionários, disponibilizar EPI’s e outros custos adicionais.
Outro fator para o aumento, de acordo com Turra, é o preço elevado do milho e farelo de soja. Para o agricultor é bom, porém para o criador de animais não. Com o valor maior, a alimentação dos animais encarece e isso acaba afetando no preço final da carne.
Aves e suínos sempre tiveram um repasse dos custos menor, em comparação com a carne bovina. Entretanto neste ano, com todos esses fatores, não teve como o setor segurar o preço.
A expectativa, conforme Turra é de estiagem para esse ano. A falta de chuva deve impactar na produção de milho e soja e o preço no ano que vem seguir alto. Por isso, o preço da proteína de frango e suíno deve seguir alto também em 2021.
De acordo com o presidente, a exportação é uma saída importante para as empresas do setor. Os negócio fora do país fazem com que as indústrias lucrem e invistam mais ainda no país, portanto a exportação é muito importante e não impacta no fornecimento local.
Fonte: https://rd90fm.com/
Veja também