01/04/2020 18:15 - #CORONAVIRUS
O exame de PCR para detecção do vírus causador da Covid-19, que é realizado pelo Ministério da Saúde, deverá estar disponível em Passo Fundo a partir da segunda quinzena de abril. A Prefeitura já autorizou a compra dos insumos para que a Universidade de Passo Fundo (UPF) possa produzir os testes. O objetivo é ampliar a testagem e ter mais agilidade, dando prioridade aos casos de profissionais da saúde, além dos processos do próprio município. Neste primeiro momento, serão cerca de 2 mil testes.
A secretária municipal de Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, explicou que os testes são iguais aos oficiais do Estado, porém, devem ficar prontos em até 5 dias sem sair de Passo Fundo. O tempo é considerado pouco frente ao cenário atual, pois o laboratório do Estado não consegue atender tanta demanda, e ela tende a aumentar.
A secretária lembrou que não há testes para todas as pessoas da cidade e os que forem produzidos pela UPF serão usados também para testar os profissionais da saúde. Se uma equipe adoecer, muitas pessoas podem ser prejudicadas sem atendimento.
Carla frisou ainda que a UPF receberá os insumos, já comprados, ao final da primeira quinzena de abril, quando inicia o processo para fazer as testagens.
Fonte: Rádio Uirapuru
Veja também