23/04/2020 22:13 - Policial
Na manhã desta quinta-feira, 23/04, a Polícia Civil, Brigada Militar e SUSEPE, em conjunto com a Vara de Execuções Penais e Ministério Público Estadual que atua na VEC, realizaram a operação denominada Capturas em Passo Fundo.
A ação é decorrente de fiscalizações realizadas inicialmente pela Polícia Civil, Brigada Militar e SUSEPE, com o objetivo de verificar se os apenados que foram colocados em prisão domiciliar em razão do COVID-19 estavam cumprindo as determinações judiciais.
As fiscalizações foram realizadas durante o dia 08/04 e na noite de 15/04, apurando que alguns detentos não estavam cumprindo a prisão domiciliar, estando em local incerto. Após as fiscalizações foi constatado que aproximadamente 25% dos apenados não estavam cumprindo as condições impostas na decisão judicial.
Estes fatos foram relatados ao Poder Judiciário (VEC) e ao Ministério Público (MP). De imediato, as situações foram analisadas pela VEC e MP, e o Poder Judiciário decretou o retorno a prisão de 20 apenados, visto não estarem cumprindo as condições das medidas.
De quinta-feira até esta manhã, 23/04, foram presos 27 apenados, sendo recolhidos ao sistema prisional. Ainda, outros 11 apenados foram presos por descumprimento das medidas cautelares ou por prisão em flagrante no período a partir de 19/03.
Assim, do dia 18/03 ao dia 17/04, 11 pessoas foram presas por descumprimento ou flagrante. De quinta, 16/04, até a madrugada de hoje, foram efetuadas 15 prisões. Na manhã desta quinta-feira, 12 prisões.
Do total de 175 apenados que foram para prisão domiciliar, 38 foram presos novamente em razão do descumprimento da prisão domiciliar ou por cometerem outros crimes.
A operação realizada nesta quinta-feira foi coordenada pelo delegado Diogo Ferreira.
Fonte: Rádio Planalto
Fonte: Rádio Planalto
Veja também