Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

ONU propõe um cessar-fogo mundial para lutar contra o vírus

Num gesto inédito, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo para que o mundo declare um cessar-fogo mundial

23/03/2020 18:13 - Destaques

Num gesto inédito, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo para que o mundo declare um cessar-fogo mundial para permitir que todos os esforços sejam destinados a lutar contra o coronavírus. 

O pedido foi encaminhado em uma carta aos líderes dos países que fazem parte do G-20, entre eles Jair Bolsonaro. Nela, Guterres também pedia maior coordenação entre os governos e que diferenças sejam colocadas de lado, neste momento.

Além dos mais de 300 mil casos já registrados, a entidade teme que a chegada do vírus em locais mais pobres promova uma "catástrofe humanitária". Nesta semana, a Síria anunciou seu primeiro caso e, no total, a ONU estima que 100 milhões de pessoas poderiam estar em forte risco pelo mundo. 

As entidades internacionais temem que a pandemia do coronavírus gere uma "nova legião de pobres" no mundo, aprofundando a desigualdade e abalando os esforços para promover o desenvolvimento. 

Nesta semana, a ONU, Unicef e OMS vão se unir para lançar um plano humanitária para lidar com a crise, equivalente ao que ocorre quando um país ou região se depara com uma guerra ou um desastre natural. A perspectiva é de que centenas de milhões de dólares serão necessários para dar uma resposta à crise, diante da paralisia de países inteiros e o colapso em cadeias produtivas. 

Algumas estimativas apontam que o abalo para a economia mundial pode chegar a US$ 2 trilhões, o que seria traduzido em um aprofundamento da pobreza. Para a ONU, a crise global de saúde é a maior em 75 anos e pode gerar uma recessão de proporções inéditas. 

Os números que a entidade usa para fazer sua projeção apontam que a paralisia da economia mundial deve custar caro, principalmente aos trabalhadores. O número de desempregados pode aumentar em 25 milhões, numa crise mais aguda que aquela gerada com a recessão de 2008 e 2009.

Mas o desemprego não conta toda a história. A perspectiva é de que a renda dos trabalhadores deve sofrer um abalo de US$ 3,4 trilhões, algo também inédito.

Fonte: UOL Notícias

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/onu-prope-um-cessar-fogo-mundial-para-lutar-contra-o-vrus

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.