19/01/2021 21:26 - #CORONAVIRUS
A Secretaria da Saúde (SES) prepara para esta terça-feira (19) o envio das doses da vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do Estado. Um lote de 341,8 mil unidades deverá ser recebido ainda nesta segunda-feira (18), fabricadas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde. Após a separação por regional, por critérios populacionais, as doses serão despachadas para a Capital e às18 coordenadorias regionais (CRS). Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas.
Serão encaminhadas nesta terça-feira (19), 170,8 mil doses aos municípios, aproximadamente a metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre 2 e 4 semanas após a primeira aplicação.
Ainda nesta terça-feira serão definidas as quantidades por município, após o trabalho nas coordenadorias de separar as caixas para cada cidade, seguindo os critérios populacionais dos grupos prioritários.
Entre o público destinado para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos trabalhadores da saúde. Isso representa cerca de 34% estimado para esse grupo no Estado. Por isso, a orientação é que sejam vacinados aqueles que lidam de forma mais direta com pessoas com a Covid-19, em hospitais, Samu e na Atenção Básica. Conforme mais doses sejam recebidas, os demais integrantes da área da saúde serão gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS.
Outras 9,8 mil doses estão previstas para as pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, deficientes institucionalizados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Para a comunidade indígena que vive em aldeias são mais 14 mil doses destinadas.
A região de Cruz Alta receberá 1.920 doses da Vacina. Esse total será dividido entre 13 municípios, pertencentes a Nona Coordenadoria Regional de Saúde.
A administração municipal divulgou, que Cruz Alta possui 10 salas de vacinação fixas, 10 itinerantes e terá dois pontos nos hospitais São Vicente e Regional Santa Lúcia.
A programação será conforme a chegada das doses a partir da chegada prevista na quarta-feira (20), ou se chegarem antes, haverá a antecipação.
Os profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados, que são as pessoas que estão na linha de frente que trabalham hospitais, nas emergências e nas estratégias de saúde da família. Os vacinadores que estão em férias serão chamados para ajudarem na aplicação das vacinas.
Fonte: Grupo Pilau Comunicações
Fonte: Grupo Pilau Comunicações
Veja também
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SELBACH REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO E O LANÇAMENTO DO SHOW DE PREMIOS ACIS 2025.
UFSM: Acidente em Imigrante: sete mortes são confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Imigrante e Colinas
Estudantes de Santa Maria sofrem acidente.
Selbach presente na mobilização em defesa do setor agropecuário