05/07/2021 18:08 - Outros
O concurso promovido pelo site Bem Contado, buscava o nome mais curioso, aquele que ao ouvir, o internauta se questionaria da origem do nome, gerando interesse em saber como aquele nome foi dado ao município. Na grande final, os não-me-toquenses concorreram com o pessoal de Coité do Nóia, de Alagoas, e de Morro Cabeça no Tempo, que fica no Piauí.
Não-Me-Toque ficou com 53,9% dos votos; Coité do Nóia foi escolhido por 26,1% dos participantes e Morro Cabeça no Tempo por 20%.
Não-Me-Toque é um lugar muito interessante, a 281 quilômetros de Porto Alegre, no Planalto Médio do Rio Grande do Sul. A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020 indicou 17.758 habitantes no município, que tem uma diversidade de povos europeus em sua história de colonização, sobretudo italianos, alemães e holandeses, e ostenta o título de “capital da agricultura de precisão.”
Mas você deve estar se perguntando a origem do nome. Existem algumas hipóteses, uma delas remetendo ao nome de uma antiga fazenda da região, que se chamava Não-Me-Toque e ficava nas terras do atual município. Contudo, a mais aceita por todos relaciona-se à planta que os cientistas chamam de Dasyphyllum spinescens, ou “árvore não-me-toque”, no linguajar popular.
É um arbusto de tronco curto, recoberto com espinhos que vão de 3 a 5 cm de comprimento, agrupados de três em três ao longo do caule. Os tropeiros que passavam pela região no século 19 estrepavam-se neles e cunharam o nome curioso.
Em uma praça da cidade, uma dessas árvores é preservada como verdadeiro monumento vivo, com placa de identificação e tudo.
Em 1971, resolveram mudar o nome do município. Houve um plebiscito e Não-Me-Toque passou a se chamar Campo Real, em homenagem aos muito trigais da região. Mas o povo não se acostumou. Em 1976, depois de outro plebiscito, Não-Me-Toque voltou ao nome original, para a alegria dos não-me-toquenses e de todos os leitores e espectadores do BemContado, que o elegeram como o município com o nome mais curioso da Brasil. Viva Não-Me-Toque!
Confira a matéria completa feita pelo site bem contado no link – https://www.bemcontado.com.br/reportagens/22-nao-me-toque-e-o-municipio-com-o-nome-mais-curioso-do-brasil.html
Confira no link o vídeo contando a história do município – https://youtu.be/I8hYJFbVki8
*Com informações de Bem Contado e Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque.
Fonte: Com informações de Bem Contado e Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque.
Veja também
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SELBACH REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO E O LANÇAMENTO DO SHOW DE PREMIOS ACIS 2025.
UFSM: Acidente em Imigrante: sete mortes são confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Imigrante e Colinas
Estudantes de Santa Maria sofrem acidente.
Selbach presente na mobilização em defesa do setor agropecuário