11/08/2020 19:53 - #CORONAVIRUS
A região de Passo Fundo a qual Não-Me-Toque faz parte continua classificada como bandeira vermelha, classificada como região de alto risco, por se encontrar em um dos dois cenários: 1 – Baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou 2 – Média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.
A algumas semanas atrás o município havia conseguido através de recurso rever a classificação e ser um dos municípios excepcionalizados por estarem há 14 dias sem hospitalização e óbito por Covid-19, porém nas últimas semanas o aumento expressivo de casos e internações impossibilita tal recurso.
Na semana passada, através do DECRETO Nº 55.413, DE 3 DE AGOSTO DE 2020 o governo do Rio Grande do Sul alterou os protocolos da bandeira vermelha do distanciamento controlado. A mudança permite o funcionamento, com restrições, do comércio varejista não essencial durante a pandemia do coronavírus nas regiões sob essa classificação. O texto também contempla a possibilidade de funcionamento de restaurantes de segunda a sexta-feira, apenas no horário do almoço.
Desta forma, o funcionamento do Comércio deve obedecer a seguintes regras:
Já os Restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço tem a seguinte orientação:
Sendo assim, a Secretaria de Saúde reforça o pedido para que os protocolos pré-estabelecidos pelo distanciamento controlado sejam observados e cumpridos à risca por todos, e salienta que o cuidado com o uso de máscaras que é obrigatório no município, a constante higienização com álcool gel e o distanciamento social são fundamentais para o controle da propagação do vírus.
Os protocolos a serem seguidos estão todos disponíveis no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/ e dúvidas também podem ser esclarecidas junto a Vigilância Sanitária através do fone (54) 9 9635-8514.
Salientamos que o comportamento da população está diretamente relacionado a situação epidemiológica do município, uma vez que o desrespeito aos orientações por parte da população, as aglomerações constantes com a maioria das pessoas não usando máscaras registradas nos finais de semana refletem ao aumento de casos registrados em Não-Me-Toque.
Um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins, considerada uma das mais importantes do mundo apontou que em média o tempo entre a pessoa ser infectada e começar a apresentar os primeiros sintomas de infeção é de 5 dias, em alguns casos podendo chegar a 11 dias. Tal período de tempo pode fazer com que uma pessoa infectada circule por locais públicos, por isso o uso de máscaras e evitar aglomerações é tão importante!
A situação atual do Covid-19 em Não-Me-Toque conforme o boletim epidemiológico publicado ontem, é de 126 casos confirmados até agora, com 15 pacientes ainda infectados, 6 pacientes hospitalizados, dois destes em UTI e 2 óbitos registrados.
Somente unidos, cada um fazendo a sua parte poderemos controlar a situação do Covid-19 no Município.
Fonte: Ascom Prefeitura de Não-Me-Toque/RS.
Veja também