05/05/2020 23:53 - #CORONAVIRUS
No município de Santo Antônio do Planalto, a Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira (4), um trabalho de limpeza de ruas e ambientes públicos em locais com maior circulação de pessoas. A equipe que usa um pulverizar agrícola está aplicando solução de hipoclorito de sódio.
Em entrevista à Rádio Diário AM 780, o prefeito Élio Freitas, explicou que o serviço passará a ser realizado diariamente. O município não tem nenhum caso de Covid-19 diagnosticado, porém de acordo com o prefeito, como há um grande fluxo de pessoas da região no município, e de moradores de Santo Antônio que trabalham em outras cidades o fluxo gera preocupação.
Em Santo Antônio do Planalto, o uso de máscaras é obrigatório. O prefeito também informou que assinou decreto com novas orientações para o funcionamento do comércio no município no qual segue as orientações do Governo do Estado para a macro região de Passo Fundo, assim o comércio santo-antoniense passa a atender apenas de portas fechadas e com serviço de tele entrega.
Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito Cláudio Alflen assinou o decreto nº 33/2020, que determina o fechamento do comércio no município. O novo decreto segue notificação do Ministério Público para o cumprimento do decreto estadual, o qual determina o fechamento do comércio nas regiões de Passo Fundo e Lajeado. A partir de agora, as vendas podem ocorrer apenas no sistema de “pague e leve”, tele-entrega, via postal ou em um ponto de retirada localizado em ambiente externo ao estabelecimento.
Na segunda-feira (4), a Associação dos Municípios do Alto Jacuí, que é presidida pelo prefeito Cláudio Alflen, encaminhou um manifesto para o governador do Estado, Eduardo Leite, solicitando a reabertura do comércio na região, mas até o momento não obteve retorno.
Nesta terça-feira (5), o Ministério Público notificou a Prefeitura de Não-Me-Toque, sobre o cumprimento do novo Decreto Estadual. A notificação dá um prazo de 24 horas para o cumprimento da recomendação de suspensão, por prazo indeterminado do atendimento presencial em estabelecimentos do comércio e de serviços não essenciais. O documento determina que a fiscalização seja feita pelos órgãos municipais e que a municipalidade deve adequar o seu Decreto Municipal de forma a ser mais restritiva do que o Decreto Estadual, não menos.
Na manhã de sábado (2), a prefeitura de Não Me Toque chegou a realizar coletiva de imprensa em que anunciou que os lojistas poderiam permanecer com os seu estabelecimento abertos até o dia 11 de maio desde que as medidas impostas pela vigilância sanitária fossem observadas.
Fonte: Diário da Manhã
Veja também
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SELBACH REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO E O LANÇAMENTO DO SHOW DE PREMIOS ACIS 2025.
UFSM: Acidente em Imigrante: sete mortes são confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Imigrante e Colinas
Estudantes de Santa Maria sofrem acidente.
Selbach presente na mobilização em defesa do setor agropecuário