Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Ministério orienta gestantes que tomaram uma dose da vacina de Oxford/AstraZeneca a aguardar 45 dias após o parto

Diretriz foi divulgada após dois casos de mulheres desses grupos que morreram depois de receber o imunizante

20/05/2021 17:52 - #CORONAVIRUS

Grávidas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca só devem receber a 2ª 45 dias após parto, diz MS. | Foto: Governo Federal
 

O Ministério da Saúde divulgou nessa quarta-feira (19) orientação para as gestantes e puérperas que tomaram uma dose da vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca. Elas deverão aguardar o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

A orientação foi divulgada após o ministério alterar as diretrizes para a vacinação de gestantes e puérperas diante de dois casos de mulheres desses grupos que morreram após receber o imunizante.

De acordo com a pasta, até 10 de maio, 15 mil gestantes foram imunizadas com a vacina. Estas deverão seguir a recomendação de aguardar o fim do puerpério.

Conforme o comunicado de orientação do Ministério da Saúde, as gestantes que receberam uma dose da Oxford/AstraZeneca e que apresentarem sintomas entre quatro e 28 dias após a aplicação deverão procurar um médico.

Entre os sintomas que devem motivar a busca por atendimento médico estão falta de ar; dor no peito; inchaço na perna; dor abdominal persistente; sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte intensidade, visão borrada, dificuldade na fala ou sonolência; ou pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi aplicada a vacina.

Desde a mudança de posição do ministério, a vacinação de gestantes e puérperas passou a ser recomendada apenas para as mulheres que fazem parte desses grupos e que apresentem comorbidades, podendo receber outros tipos de imunizantes, como as vacinas CoronaVace a da Pfizer.
*GZH

Fonte: *GZH

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/minist-eacute-rio-orienta-gestantes-que-tomaram-uma-dose-da-vacina-de-oxford-ast

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.