19/02/2021 01:43 - Destaques
Os EUA estão enfrentando um grave problema com o frio extremo no inverno como nunca visto em muitos anos. Ao menos 21 pessoas morreram em consequência de uma onda de frio histórica nos Estados Unidos e deixou milhões de pessoas sem energia elétrica na última terça-feira (16).
As mortes aconteceram nos estados do Texas, Louisiana, Kentucky e Missouri. As vítimas estão morrendo em casa devido a falta de energia elétrica e algumas regiões registram até 30 graus abaixo de zero. Também foi noticiada uma nevasca incomum em Athenas, na Grécia.
Rússia sofre também com frio extremo. No Rio Grande do Sul, em pleno mês de fevereiro, estamos com uma temperatura abaixo dos 26°C. Esta temperatura reduzida aqui e o frio extremo no norte do planeta faz a população questionar se haverá alguma reverberação no inverno deste ano.
Em entrevista na Uirapuru a meteorologista, Professora da Faculdade de Meteorologia da UFPEL, Eliana Klering, explicou que o ar polar que atinge os Estados Unidos vem do Polo Norte. Já o ar frio que atinge o Rio Grande do Sul vem do Polo Sul. Desta forma não há relação com estes eventos.
Destacou que o La Niña mexeu com o clima e a previsão aponta um inverno com temperaturas dentro da média para o Rio Grande do Sul. No entanto alertou para outra previsão: baixo volume de chuvas. Os prognósticos apontam um inverno também mais seco, o que pode prejudicar a agricultura..
Fonte: Rádio Uirapuru
Veja também