08/01/2021 11:21 - Saúde
O Janeiro Branco é uma campanha que teve início no ano de 2014, com o objetivo de chamar atenção para saúde mental na vida das pessoas. O motivo pelo qual foi escolhido o mês de janeiro, está relacionada a termos simbólicos e culturais, pois as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, emoções e seus sentimentos existenciais.
Nos últimos meses, as doenças mentais tiveram um aumento muito grande na sociedade brasileira. Um dos fatores que ajudou nessa crescente foi a pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades na América.
A psicóloga Bruna Mathias, em entrevista à Rádio Planalto News, destaca alguns pontos principais que as pessoas devem ter, não apenas neste mês, mas em todo período de sua vida. Ela foi ouvida no quadro Saúde em Debate, do programa Comando Popular. A especialista explica que “a saúde mental não é algo palpável, não é algo que possamos identificar através de um exame, como são outras doenças. Essa questão deve permear o nosso ano inteiro, pois a questão da prevenção está em nosso dia a dia, de identificar quais são os fatores que desencadeiam estresse e ansiedade. Na identificação que conseguimos fazer a prevenção para evitar algo mais grave. Buscar ter uma vida mais leve, dividir os sentimentos com as pessoas e principalmente procurar um profissional psicólogo para ajudar no tratamento”.
Neste mês serão preparados espaços de reflexão, onde as pessoas consigam olhar para o seu interior e se monitorar com relação a saúde mental. As programações ainda serão disponibilizadas, afirmou a psicóloga.
Rádio Planalto
Fonte: Rádio Planalto
Veja também
TRAGÉDIA NA ESTRADA: CINCO JOVENS MORREM EM ACIDENTE NO INTERIOR DE SC
Papa Leão XIV afirma que fundação da família é “união entre homem e mulher”
MST inicia marcha pelo RS e cobra uso de terras públicas improdutivas para assentamentos
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SELBACH REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO E O LANÇAMENTO DO SHOW DE PREMIOS ACIS 2025.