25/08/2020 18:08 - Educação
O Governo do Rio Grande do Sul desistiu de retomar às aulas presenciais no final de agosto. A informação foi anunciada nesta terça-feira (25) pelo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, após reunião entre o Estado e Federação das Associações de Municípios (Famurs).
Conforme o secretário, o Estado mantém a proposta de retomada do ensino público e privado de forma gradual e escalonada, mas estabelecerá novo prazo, ainda não definido, a partir de setembro, e não mais em 31 de agosto. “A retomada ficará, provavelmente, para a primeira quinzena de setembro nos últimos dias do inverno”, disse Meirelles.
O secretário reforçou no encontro que o calendário do retorno das aulas presenciais pelo Estado é facultativo e a decisão final cabe, pela ordem, aos municípios e aos pais responsáveis pelas crianças.
“O calendário também é flexível e somente poderá haver a retomada das aulas presenciais em regiões com as bandeiras laranja e amarela”, destacou Meirelles.
Vale lembrar que, o Governador Eduardo Leite anunciou no dia 11 deste mês, sobre o planejamento de retorno nas escolas de rede pública e privada. As aulas estão suspensas no Estado desde o dia 19 de março.
A nova data deverá ser definida pelo Governador Eduardo Leite em reunião com o colegiado do executivo na próxima quinta-feira (27).
Na última semana, o Ministério Público do RS emitiu uma nota sobre o planejamento de retorno das aulas presenciais no RS. Na nota, o MP salienta que a decisão de forma ou ordem, cabe exclusivamente ao Poder Executivo, porém destaca a necessidade de garantir a conciliação entre o direito à educação de qualidade e o asseguramento do direito à saúde.
Fonte: Diário da Manhã
Veja também