08/09/2020 12:06 - Educação
O governo do Estado informou, nessa segunda-feira (07), que 11 das 21 regiões do Rio Grande do Sul estão aptas a retomar as atividades presenciais de Educação Infantil a partir desta terça-feira (08). São regiões que, segundo informação do governo, cumprem a regra de estar ou em bandeira amarela ou há duas semanas, no mínimo, em bandeira laranja.
As regiões que, segundo o critério, estão há duas semanas em bandeira laranja são: Santa Maria, Uruguaiana, Taquara, Guaíba, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.
Inicialmente, o governo do Estado havia indicado que seria preciso que o município cumprisse 14 dias em bandeira laranja, antes de reabrir escolas. O novo detalhamento da trava de segurança, feito nesta segunda (07), contudo, indica que é preciso que a região receba duas bandeiras laranjas em sequência – e não necessariamente passe duas semanas completas nessa condição – antes de retomar atividades presenciais de educação.
O cronograma de liberação das aulas presenciais, determinado pelo governo do Estado, tem a primeira etapa marcada para esta terça (08). Nesta data, podem reabrir as portas as instituições de educação infantil. Independentemente do cronograma estadual, os prefeitos podem ser mais restritivos e manter essas atividades proibidas em seus territórios.
Apesar da liberação estadual, consulta de GZH junto a prefeitos mostra que a perspectiva de retomada das aulas presenciais tem pouca adesão. Apenas nove municípios confirmaram a volta das aulas presenciais nesta semana. Entre aqueles que deverão permitir que as crianças voltem a frequentar aulas já nesta semana estão cidades da Serra (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Canela, São Marcos e Flores da Cunha) e também Bagé e Lajeado, totalizando pelo menos nove municípios. O governo do Estado ressalta que não há obrigatoriedade para o retorno, que será facultativo, a depender da decisão dos municípios, das escolas e dos pais.
Fonte: Gaúcha ZH
Fonte: Gaúcha ZH
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras