11/07/2020 03:36 - #CORONAVIRUS
O Governo do Estado divulgou no final da tarde desta sexta-feira (10) a bandeira preliminar para a região de Passo Fundo. No entendimento do governo, os números pioraram e a região retornou para a bandeira vermelha de forma preliminar.
Na última rodada, Passo Fundo já tinha sido declarada com bandeira vermelha, mas houve contestação municipal, aceita pelo Estado, o que fez com que a região voltasse então para a cor laranja. Agora, por ser reincidente na bandeira vermelha, caso a prefeitura não consiga reverter a decisão, Passo Fundo e região ficarão 14 dias nesta bandeira.
A cor determinada vale a partir da próxima terça-feira (14), podendo novamente o município contestar até domingo e o resultado ser divulgado na segunda-feira.
Vários critérios são analisados pelo Estado na hora de determinar a cor da bandeira, dentre eles o crescimento de casos, ocupação de leitos UTI, mortes e hospitalizações. Os dados foram computados pelo Estado até a noite desta quinta-feira (09).
A Uirapuru apurou que, no intervalo compreendido de uma semana, do dia 2 de julho a 9 de julho, Passo Fundo registrou um aumento de 306 casos enquanto o número de curados aumentou em 421.
O número de óbitos aumentou em apenas 3 neste período, passando de 45 para 48 óbitos. Já as internações em UTI’s gerais no período sofreram alta. No dia 2 de julho a taxa de ocupação regional estava em 67%, enquanto quinta fechou em 81%.
Em Passo Fundo, as internações em UTI específica do coronavírus estão em 35 e os leitos clínicos em 58, o que é muito próximo do que foi registrado na última semana. Com esse cenário, a bandeira vermelha foi imposta para o município.
Com o quadro se agravando na ocupação de leitos de UTI, a região de Passo Fundo permanece na bandeira vermelha. Na última semana, atingiram 49 registros de hospitalizações Covid-19 – redução de 29% em relação à anterior. Porém, para os internados em leitos de UTI por SRAG e Covid-19, a situação se agravou, com a primeira passando de 43 para 50 pacientes e a segunda variando de 30 para 40 internados.
Esse aumento na ocupação de UTI afetou o número de leitos de UTI livres, que baixou de 48 para 26 unidades, contribuindo significativamente na piora dos indicadores de Capacidade de Atendimento e de Mudança na Capacidade de Atendimento da macrorregião Norte.
Passo Fundo e municípios próximos somaram 495 casos ativos na última semana frente a 867 casos recuperados nos 50 dias antes do início da semana, colocando a região em bandeira vermelha nesse indicador. Aliado a isso, no item de projeção de óbitos a região apresentou bandeira preta, uma vez que os nove óbitos apresentados ao longo da semana, quando projetadas, apontam o valor de 1,95.
COVID-19 EM PASSO FUNDO
2.262 Infectados
50 Mortes
1.964 Recuperados
Fonte: Rádio Uirapuru
Veja também