28/08/2020 21:10 - Política
O prefeito de Espumoso, Douglas Fontana, se manifestou em vídeo, no fim da manhã desta sexta-feira (28), sobre a Operação Praça do Povo, que investiga suspeita de fraude em licitação e desvio de recursos públicos na revitalização da Praça Arthur Ritter de Medeiros. Policiais federais estiveram na prefeitura daquele município, e também em Nova Alvorada, cumprindo sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.
No vídeo, Douglas Fontana confirma que a operação ocorreu e que os policiais buscavam por documentos relacionados a obra, realizada já há algum tempo. Segundo o prefeito, a denúncia que motivou a operação não é verdadeira. “A prefeitura realizou uma parte das obras na praça, utilizando os funcionários e as máquinas do município, que foi o desmanche de toda a praça. Foram arrancados os postes, a fiação elétrica, as calçadas, bem como o plantio da grama. Isto não foi pago à empresa que venceu a licitação e realizou outra parte da obra. A denúncia trata que pagamos a empresa pelos serviços que a prefeitura realizou. Isto é mentira! Os serviços não estão na planilha da obra que a empresa que ganhou a licitação, executou. Trata-se de uma inverdade, uma acusação falsa”, afirmou.
Fontana destacou que o mesmo tema já havia sido denunciado ao Ministério Público local e pelo Tribunal de Contas do Estado. As duas instituições arquivaram o caso. “Está claro que o poder público não pagou a empresa pelos serviços que a prefeitura fez. Além disso, a Caixa (Econômica Federal), que é gestora dos recursos já homologou a prestação de contas referente a esta obra”, reiterou.
O gestor ainda observou que a investigação é algo normal. “Uma investigação policial é normal usual, porém esta ocorre através de uma denúncia improcedente, falsa. Temos o maior apreço pela Polícia Federal pelos importantes valores que tem, e os trabalhos prestados pelo Brasil”, comentou, acrescentando que ninguém foi preso durante a operação e que as planilhas em questão estão disponíveis para consulta.
Por fim, Fontana mencionou que a denúncia pode ter cunho político. “Tenho certeza que este processo será arquivado pela Polícia Federal e daqui algum tempo estarei aqui trazendo esta notícia. Trata-se de uma inverdade, com único interesse político. Aqui trabalhamos com verdade e transparência. É um assunto velho, mas que será arquivado”, finalizou.
Em 2018, o município de Espumoso celebrou convênio com o Ministério do Turismo para receber 300 mil reais para projeto de revitalização da Praça Municipal Arthur Ritter de Medeiros. A investigação foi iniciada em 2019, a Polícia Federal teria constatado que as obras eram de fato realizadas por funcionários municipais e com o uso de maquinário do próprio Município, o que contrariaria o edital de licitação, que prevê obra por empreitada global a cargo exclusivo da empresa vencedora.
Diário da Manhã
Fonte: Diário da Manhã
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras