14/08/2020 18:06 - Selbach/RS
c
Na versão online do Encontro de Jovens Rurais da Região de Ijuí, realizada na quarta-feira (12/08) cerca de 590 jovens inscritos estiveram participando. Muitos jovens de Selbach, entre eles, os alunos do 8º Ano e 9º Ano da E. E. E. F “Frei Anselmo” de Linha Floresta, integrantes do programa Tecnologia no Campo.
Nesta edição, o evento teve o relato de vida de cinco jovens rurais, além da participação do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul), Ivete Ulrich, e dirigente sindical da regional de Três Passos, Raul Magnos da Rosa, com a condução das atividades pela ATR Isabel de Souza do Regional da Emater de Ijuí. Durante o evento, quatro áreas ganharam destaque: educação, gestão da propriedade, tecnologia e políticas públicas.
"Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais de 90% das pessoas no meio rural possuem alguma ferramenta tecnológica e em torno de 60%, utilizam efetivamente essa ferramenta como um grande braço na gestão da propriedade", disse o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri. "Há espaço para que o jovem esteja na propriedade, com tecnologia avançada e que possa fazer uso desta tecnologia na gestão da sua propriedade", completou o presidente da Emater/RS.
Dentre as políticas públicas, duas foram as mais lembradas, o Programa Bolsa Juventude Rural, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestada, inclusive, a todos os cinco jovens rurais que se apresentaram.
No encerramento do encontro, o jovem filósofo Rudinei da Rosa ofereceu um "remédio", nestes tempos de pandemia. "A pior pandemia que existe, além desta que estamos vivendo, é a pandemia de estar distante de quem você é. É a pandemia de você se perder nos caminhos da vida. Com o vírus a gente coloca máscara, faz uma vacina e segue a vida. Mas, aquele que se perde nos caminhos próprios da vida, para este não tem remédio que cure", disse Rosa. "Te convido a se manter perto do remédio da vida, da grande fonte da vida, que é a agricultura", finalizou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Selbach
Veja também
Mais acessadas