02/06/2020 17:13 - Outros
CRAS DE SELBACH EM TEMPO DE PANDEMIA
Com as atividades dos grupos suspensas, devido a pandemia, o CRAS de Selbach reorganizou os serviços prestados aos usuários dos grupos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, principalmente para crianças, adolescentes e idosas, com o intuito de manter um vínculo com todos, prevenir riscos devido ao isolamento e orientar sobre formas de prevenção e cuidados com a saúde física e mental.
Para as crianças que frequentavam o grupo pela parte da manhã, em torno de 25 crianças da cidade e de Arroio Grande, com idades entre 6 a 12 anos, as professoras organizaram atividades para serem realizadas em casa, com o auxílio e a participação dos pais.
Realiza-se atividades a distância e também o contato através do watts e a entrega de kits de forma segura para não colocar ninguém em risco. Os kits contem atividades pedagógicas, informativas, cuidados com a saúde, higiene em tempo de Covid e lanches.
Em relação ao Grupo de Adolescentes, que conta com 17 participantes, com idades entre 13 a 17 anos, a Coordenadora do CRAS Karina e a professora Cibeli organizaram kits com atividades pedagógicas, artesanato, jogos, higiene e caixa das emoções, além de kit lanche.
Para as idosas do Grupo de Convivência, onde atende-se semanalmente em torno de 100 pessoas, a coordenadora do grupo Ivete Schuster e a assistente social Marcia Kurz, realizaram visitas domiciliares a fim de verificar a situação das idosas, em relação a sua saúde e rotina, entregando kit higiene e kit lanche, bem como serão entregue nas próximas semanas kit artesanato, mantendo as atividades do grupo agora em casa, ocupando a mente e o tempo.
A Secretaria Municipal de Assistência Social Lisete Kuhn acompanhou a organização e execução das atividades, sendo custeadas com recursos federais, através da Proteção Social Básica, destacando que estes recursos podem ser utilizados apenas para oferta de serviços e atividades para as/os usuários do CRAS.
Os demais atendimentos e serviços do CRAS continuam, dentro dos cuidados devidos, em relação a visitas domiciliares, atendimentos individuais, confecção de documentos e carteiras de viagens, atualização e cadastro do Bolsa Família, auxilio emergencial, cestas básicas e necessidades diversas conforme demanda, considerando um aumento de situações de vulnerabilidade social em que se encontram as famílias.
Destaca-se que as funcionárias do CRAS, Agente Comunitárias de Saúde e voluntárias, confeccionaram em torno de 3.000 máscaras que foram distribuídas na comunidade, empresas e blitz da saúde.
Desta forma, o CRAS busca estar presente na vida e nas residências das famílias, seja através de um bem material ou de uma conversa, para que todos saiam desse momento fortalecidos e bem, para continuarmos com nossos projetos e serviços, com qualidade de vida a todos!
Fonte: Márcia Kurz
Veja também
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SELBACH REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO E O LANÇAMENTO DO SHOW DE PREMIOS ACIS 2025.
UFSM: Acidente em Imigrante: sete mortes são confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Imigrante e Colinas
Estudantes de Santa Maria sofrem acidente.
Selbach presente na mobilização em defesa do setor agropecuário