25/06/2020 19:16 - #CORONAVIRUS
Não é novidade que os cachorros, devido a sua alta capacidade de olfato, conseguem rastrear pessoas desaparecidas, drogas e até explosivos. No entanto, essa habilidade canina pode ser uma aliada no combate ao coronavírus. Um grupo de cientistas do Reino Unido está treinando cachorros para que eles possam reconhecer o cheiro da Covid-19. Há estudos que comprovam que as doenças têm cheiros. Mas como é possível que um cachorro detecte o cheiro de uma doença?
Para falar sobre este assunto a Uirapuru conversou com o Nilton De Melo Aguirre, proprietário do Canil Aguirre. Ele explicou que os cães passam por treinamentos diferentes para cada propósito. No caso do Coronavírus os animais já estavam sendo treinados para detectar outra doença, agora sendo mudado apenas o tipo dela na reta final.
Em geral, após escolher o animal, o treinamento dura em média 8 meses até o cão poder ir a campo. Disse que o poder de faro é tão grande que um cão treinado pode detectar uma gota de sangue dissolvida em uma caixa com mil litros de água. Estes animais poderiam ser usados para farejar pessoas sem sintomas, mas com o vírus.
Explicou que, no caso de um cão para busca e resgate e outro para localizar cadáveres, não se pode usar o mesmo animal para cada fim. Isso porque ele daria várias direções a serem seguidas. É preciso usar o animal certo para cada fim, porém, sempre se pode confiar no olfato de um cão treinado, explicou.
Créditos: Reprodução Internet
Rádio Uirapuru
Fonte: Créditos: Reprodução InternetRádio Uirapuru
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras