20/12/2024 11:03 - Região
Na noite da última quarta-feira (18), um acidente envolvendo um caminhão carregado com defensivos agrícolas causou o derramamento de glifosato, uma substância perigosa, na rodovia VRS 824, quilômetro 16, na localidade de Passo do Lagoão, em Quinze de Novembro. O incidente ocorreu próximo à Ponte do Aterro, mobilizando diversas autoridades e destacando os riscos associados ao transporte de materiais químicos.
O caminhão trator DAF/XF FTS 480 SSC, com placas de Três Cachoeiras/RS, seguia no sentido Quinze de Novembro-Fortaleza dos Valos quando, em uma curva, parte da carga foi derramada na pista. Mais de 50 galões de 20 litros do produto químico ficaram espalhados no acostamento, resultando na necessidade de isolar a área em um raio de 50 metros. A Polícia Rodoviária Estadual de Tapera foi acionada para atender à ocorrência e garantir a segurança no local.
Dada a gravidade do vazamento, a Polícia Ambiental de Cruz Alta foi envolvida para conduzir as medidas criminais, enquanto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) foi notificada para tomar providências administrativas. A descontaminação da área foi realizada pela empresa especializada CETRIC, que enviou um químico ao local para supervisionar a remoção segura do produto.
Embora o impacto ambiental tenha exigido uma mobilização significativa, as ações de limpeza foram concluídas de forma controlada. O caminhão foi liberado após a finalização dos trabalhos de isolamento e descontaminação. No entanto, as causas do acidente ainda não foram divulgadas.
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras