03/09/2020 21:43 - #CORONAVIRUS
Carazinho registrou mais duas mortes por Covid-19. São duas mulheres, uma de 35 anos e outra de 49 anos. Segundo a secretaria da Saúde, a confirmação da causa da morte ocorreu nesta quinta-feira (3).
No entanto, elas ocorreram no mês de agosto. “Foi realizado exame PCR e teste rápido que deram negativo, porém o Comitê Estadual finalizou estes óbitos por critério clínico-imagem, pelo laudo da tomografia das pacientes, de acordo com a nota técnica COE/RS Nº 15”, disse a secretária Anelise Almeida, em entrevista à Rádio Diário AM 780, acrescentando que os óbitos ocorreram no dias 17 e 29 de agosto.
Anelise colocou também que a equipe da carazinhense não concorda com esta nota, mas precisa-se respeitar esta normatização. As pacientes que faleceram ficaram internadas na ala Covid-19 como suspeitas de ter a doença, quando os exames deram negativos. Uma delas esteve internada em uma segunda ocasião, por outros problemas. “A gente enviou os laudos tomográficos e o Estado fez esta classificação para Covid”, disse.
Assim o número de óbitos no município passa de 10 para 12. A conduta médica, conforme Anelise, não muda em razão disso, mas outros casos como este podem ocorrer. “Continuamos com os cuidados precoces com os pacientes. Nossa conduta não muda, mas se a imagem for compatível poderá ser considerado Covid como nestes dois casos que era suspeitos. Respeitamos estes laudos, que são de profissionais técnicos. Todo paciente suspeito tem uma ficha e a equipe da vigilância epidemiológica alimenta o sistema. Quando sai o resultado, positivo ou negativo, se faz o encerramento do caso. Como estes dois era suspeitos e evoluíram a óbito o prontuário do paciente é solicitado para o Estado que avalia. Esta nota técnica da Avisa recomenda que seja considerado Covid quando a imagem foi compatível”, detalhou.
Boletim diário
No boletim diário divulgado pelo Comitê de Combate ao Coronavírus, foram contabilizados mais seis casos de Covid-19 em Carazinho, totalizando 510. O número de curados chegou a 453 e 226 pessoas continuam em isolamento domiciliar. Os casos ativos são 45.
Seis pacientes continuam internados no HCC, todos na UTI Covid. Quatro casos são confirmados e dois suspeitos, sendo 1 de Barracão, 1 de Montauri, 2 de Sarandi e 2 de Carazinho.
Seguem em análise 62 exames e 3734 já deram negativo.
Fonte: Diário da Manhã
Veja também
Mais acessadas