Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Boa Vista do Incra tem a primeira agroindústria de origem animal

No momento o empreendimento rural está habilitado a comercializar para todo o Rio Grande do Sul

07/02/2021 12:35 - Região

Leite integral, semidesnatado e desnatado, nata, manteiga, doce de leite , queijo coalho e queijo frescal, e também na versão do leite A2A2 sob encomenda, são produtos produzidos na Agroindústria Cabanha Ventana, que há mais de 30 anos trabalha com a produção de leite na propriedade. Essa é a segunda agroindústria registrada no município, sendo que a primeira começou a atuar em 2019, em que se dedica a produzir massas, pães, bolachas e cucas.

A agroindústria tem sua sede na localidade de Três Capões, em Boa Vista do Incra, de propriedade de Loia Petersen Dias da Costa e conta com o apoio da irmã, Carmem Dias da Costa, que após um percalço durante a greve dos caminhoneiros, em que perderam 15 mil litros de leite, começaram a pensar na industrialização da matéria prima. “Compramos uma desnatadeira, e começamos de forma tímida a produzir nata e doce de leite sobre encomenda”.

Incentivadas pela Emater e Secretaria de Agricultura do município, em 2019 ainda começaram a estruturar a agroindústria. “Um dia a equipe da EMATER de Boa Vista do Incra veio nos visitar e nos incentivaram muito a transformar o nosso leite em produtos. A partir desse momento começamos a estruturar o nosso negócio”.

As empreendedoras salientam que o apoio da Emater/Ascar e da Secretaria Municipal de Agricultura foi fundamental. “A parte burocrática foi um grande desafio e graças ao apoio dessas duas frentes nós conseguimos vencer os obstáculos e fazer a nossa agroindústria funcionar com toda regulamentação”.

A satisfação está na dedicação de cada produto embalado e pronto para chegar na mesa do consumidor. “Me sinto satisfeita em produzir alimento de qualidade para as pessoas, pois nossos produtos estão livres de conservantes”, afirma Loia.

As irmãs aguardam o curso de iogurte que está suspenso com a pandemia e almejam ganhar no futuro, o mercado brasileiro. “Também queremos produzir iogurte e ganhar espaço no paladar de muitos brasileiros”.

 

Legalização da agroindústria

De acordo com a extensionista rural da Emater/ Ascar de Boa Vista do Incra, Marileides Facco de Oliveira, a agroindústria Cabanha Ventana está tendo o acompanhamento técnico da agroindústria familiar -PEAF, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura -SEAPDR e executado pela Emater/ Ascar. “Primeiro foi feito o cadastro no programa, e a legalização da agroindústria atende todos os requisitos ambientais, sanitários e fiscais. A inclusão no programa já está aprovada aguardando a entrega do certificado que deve acontecer nos próximos dias”, explicou.

A Secretaria de Agricultura também participou ativamente no avanço do projeto da agroindústria. Conforme o médico veterinário, Adriano Rezer foi um intenso trabalho para a conquista do Sistema de Inspeção Municipal para cadastrar a agroindústria. “Foi um trabalho muito gratificante, as empreendedoras sempre aceitaram e se adaptaram as exigências. Queremos que elas possam levar o nome de Boa Vista do Incra para todos os cantos com seus produtos de alta qualidade”, comentou.

A agroindústria também conta com um responsável técnico dos produtos, o médico veterinário Evandro Rebelatto.

 

Pontos de venda:

Em Boa Vista do Incra, no Comercial Garoto e por encomenda com entrega nas casas. Em Cruz Alta, no Empório da Saúde, na rua Presidente Vargas-1129.

Fonte: Revista Gente - https://www.facebook.com/a.revistagente

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/boa-vista-do-incra-tem-a-primeira-agroind-uacute-stria-de-origem-animal

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.