Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

ARTIGO: INTELIGÊNCIA NATURALISTA

Professora Miriam Luciana Saggin Visoto - Formada em Ciências da Natureza e Biologia/ Pós-graduada em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica

29/12/2025 17:50 - Educação

           

 O bem-estar dos seres humanos depende das inter-relações de todos os seres vivos. Essa é a ideia central no campo da ecologia, da ética ambiental e descreve a interdependência entre todas as formas de vida da biosfera. Isso  nos faz refletir  e entender que a humanidade é apenas uma parte do todo maior da natureza e nos distinguimos por nossa capacidade  de mudar a natureza,  em certos casos de maneira irreversível. 

              Percebendo o perigo que o próprio ser humano representa para seu próprio meio ambiente (o aumento do índice populacional, a fome, esgotamento dos recursos naturais…) que necessitamos cada vez mais cedo trabalhar em sala de aula, com nossos alunos, desenvolvendo as habilidades necessárias para se tornarem bons observadores, questionadores, formulando e testando hipóteses, desenvolvendo a Inteligência Naturalista e melhorando a qualidade de vida. 

             A Inteligência Naturalista é a oitava inteligência humana criada por Howard Gardner, e tem como objetivo entender como as coisas funcionam, observar e explorar os ambientes naturais e feitos pelo homem, sentir prazer em classificar, identificar, manipular,  perceber e memorizar elementos do meio ambiente, aprendendo a preservar, respeitar e melhorar o ambiente que nos cerca. 

             Muitas atividades e práticas podem ser desenvolvidas  dentro e fora da sala de aula, levando os alunos a desenvolverem as habilidades da Inteligência Naturalista, como, por exemplo: criar um museu de classe (onde os alunos assumem papéis de colecionadores e pesquisadores), aumentar a percepção sensorial através de observações cegas (observando sem usar a visão, usando outros sentidos),   desenvolver habilidades de pensamento, reconhecimento e identificação de características, formulação de hipóteses, e elaborar diário de campo para registar todos os dados observados, o que proporciona conhecimento e uma abordagem de resolução de problemas; classificar, criando coleções (multisensoriais: aromas, sabores, sensações táteis ou sons, flora, fauna, livros, música ou de acordo com o conteúdo; estimular os alunos a formular perguntas e buscar respostas através de experiências; estimular a habilidade de observação e coleta de dados desenvolvendo atividades ao ar livre. 

               A Inteligência Naturalista pode ser aprimorada com o uso da tecnologia, que permite o entendimento do mundo que está além do seu próprio ambiente imediato, através do compartilhamento dos dados e perguntas.

             As principais habilidades do naturalista são a observação, o questionamento e a experimentação. O naturalista sente profundo respeito e amor pela natureza e um forte dever e responsabilidade em relação ao mundo natural.

            Inteligência Naturalista é saber entender os seres vivos e a natureza,  é ter a sensibilidade  para observar e estudar a natureza.

         

       

Professora Miriam Luciana Saggin Visoto

Formada em Ciências da Natureza e Biologia/ Pós-graduada em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica

   

Fonte: Professora Miriam Luciana Saggin Visoto

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/artigo-intelig-ecirc-ncia-naturalista

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.