Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Apesar da liberação pelo Estado, 35% dos municípios gaúchos não podem retomar eventos

A FAMURS já decidiu duas vezes, em assembleias, orientar as prefeituras a não retomarem as aulas presenciais por entender que há risco de disseminação ainda maior do coronavírus.

28/10/2020 12:52 - #CORONAVIRUS

O governo do Estado ampliou a liberação de eventos no Rio Grande do Sul. Com a medida, fica permitia a reabertura de casas noturnas e a realização de shows, festas de aniversário, formaturas e casamentos. Algumas dessas atividades estão suspensas desde março. Apesar das liberações, fica proibido o uso de pistas de dança.

O decreto, publicado na segunda-feira (26), estabelece como condição, entre outros, que os municípios estejam em regiões com bandeiras amarela ou laranja, que não tenham ficado em bandeira vermelha nos últimos 28 dias seguidos e que autorizem a volta das aulas presenciais.

Após cruzamento de dados da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, do site do Distanciamento Controlado do governo do Estado e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o levantamento exclusivo dos municípios que não podem retomar eventos. Das 497 cidades gaúchas, 174 (35,01%) estão impedidas.

Estão nesse levantamento 185 municípios que publicaram decretos impedindo ou restringindo a retomada das aulas presenciais e 45 que estão ou estiveram em bandeira vermelha nos últimos 28 dias. Vinte e oito deles estão nas duas listas. Significa que os demais 323 (64,99%) não têm restrições para retomada de eventos. O levantamento levou em conta os dados atualizados até as 19h desta terça-feira (27).

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) já decidiu duas vezes, em assembleias, orientar as prefeituras a não retomarem as aulas presenciais por entender que há risco de disseminação ainda maior do coronavírus. Uma nova assembleia está marcada para esta quarta-feira (28), quando os representantes das 27 associações regionais vão tratar dessa condição imposta pelo governador Eduardo Leite para liberar eventos.

Conforme a Seduc, há deliberações restritivas de volta às aulas de sete associações de municípios. No entanto, não teria validade jurídica como um decreto, por isso, os municípios que integram essas entidades não estão contabilizados.

*Zero Hora

Fonte: *Zero Hora

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/apesar-da-libera-ccedil-atilde-o-pelo-estado-35-dos-munic-iacute-pios-ga-uacute-

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.