Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Abelhas morrem por falta de alimento nos estados do Sul

Em trinta anos de apicultura, o presidente da Associação Gaúcha de Apicultura (AGA), Abenor Furtado, diz que nunca viu uma situação como a vivida este ano no Rio Grande Sul.

25/11/2023 10:57 - Outros

Em trinta anos de apicultura, o presidente da Associação Gaúcha de Apicultura (AGA), Abenor Furtado, diz que nunca viu uma situação como a vivida este ano no Rio Grande Sul. Com todas as floradas — de árvores nativas ou plantadas — perdidas desde o início da primavera após sucessivas tempestades, ele estima que 80% da produção de mel do Estado, maior produtor do país com mais de 9 mil toneladas em 2022, esteja perdida este ano. As informações são do site Globo Rural.

O problema dos apicultores gaúchos se repete em toda a região Sul, responsável por 36,8% das 60,9 mil toneladas produzidas pelo Brasil em 2022. Com o tempo chuvoso ainda em outubro e novembro, intercalado com períodos de calor extremo, as abelhas têm trabalhado menos, resultando em menor produção de mel e menor reprodução.

Com pouco mel, há menor disponibilidade de alimento para as colmeias, que aos poucos têm definhado de fome, afirma o presidente da Federação das associações de apicultores e meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Ivanir Cella.

“Mesmo que consigam sobreviver, as colônias pararam de crescer e as que estavam grandes diminuíram”, comenta o apicultor. Segundo ele, há pelo menos cinco anos a região não tem uma produção regular, reflexo de um clima irregular.

Fonte: https://www.radiocolonial.com.br/

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/abelhas-morrem-por-falta-de-alimento-nos-estados-do-sul

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.