10/02/2023 19:17 - Saúde
É ofertado atendimento individualizado a alunos que apresentem desvios nutricionais ou patologias associadas à alimentação
A obesidade é considerada um importante problema de saúde pública pelas elevadas taxas de prevalência não somente em adultos, mas principalmente em crianças e adolescentes, e é importante destacar que o excesso de peso é um fator de risco marcante para outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemia, infarto, entre outros.
Em contrapartida, deve-se considerar que a desnutrição infantil ainda é um problema que acomete várias regiões do Brasil. Portanto, a transição nutricional no país é marcada pela presença concomitante de desnutrição, a obesidade e ainda as doenças carenciais específicas ligadas à má nutrição.
Dada a complexidade do quadro, o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso, além de fornecer uma alimentação saudável e equilibrada através da elaboração de cardápios de acordo com o que é preconizado pela legislação que rege o Programa Nacional de Alimentação Escolar e da realização das ações de Educação Alimentar e Nutricional, está disponibilizando atendimento nutricional individualizado aos alunos da rede municipal de ensino que apresentem desvios nutricionais (desnutrição/baixo peso x obesidade) ou que sejam portadores de patologias em que a alimentação seja coadjuvante no tratamento ou controle e/ou alívio dos sintomas.
De acordo com a nutricionista responsável pelos atendimentos clínicos, Lidiane Kolling, a literatura aponta a necessidade de estratégias de intervenção que devem ir além de promover conhecimentos nutricionais, devendo integrar ações de incentivo, de apoio e de proteção à saúde. “As evidências nos orientam a realizar intervenções de longa duração, que além da abordagem com as crianças e adolescentes, envolvam ações com os responsáveis. O atendimento clínico nutricional é uma ótima estratégia para que possamos dar atenção às condições de saúde específicas da criança e do adolescente, possibilitando uma intervenção nutricional que respeite a sua individualidade”, explica.
Lidiane orienta que os atendimentos podem ser agendados através de contato telefônico com o Departamento de Alimentação Escolar - 3545-8174 - que fica localizado na Rua dos Curiós, 1206, no Recanto dos Pássaros, próximo ao Batalhão da Polícia Militar. “O contato deve ser realizado por algum dos pais ou responsáveis pelo aluno, que também deverá acompanhá-lo durante o atendimento”, reforça.
Fonte: Texto: Decom Fotos: Departamento de Alimentação Escolar
Veja também
48ª Expointer já chama a atenção pela quebra de recordes do evento
MTG divulga o Calendário de Rodeios da Temporada 2025/2026 da 14ª Região Tradicionalista
Sobe para 39 o número de cidades com relatos de estragos causados pela chuva no RS
Servpref apresenta aplicativo de carona para otimizar transporte e reduzir custos de prefeituras