Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Passo Fundo confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Os principais sintomas da varíola dos macacos são febre, sintomas respiratórios (tosse), dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares e falta de energia.

08/08/2022 17:37 - Região

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (5), mais seis casos de varíola dos macacos. Com isso, o total de pessoas diagnosticadas com a doença em território gaúcho chega a 18. As ocorrências mais recentes foram em Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Marcos e Viamão.

Ainda assim, Porto Alegre lidera o número de diagnósticos no Estado, com cinco. Três municípios somam dois casos cada: Canoas, Caxias do Sul e Viamão. Enquanto isso, outros sete têm um paciente confirmado: Esteio, Garibaldi, Igrejinha, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Marcos e Uruguaiana.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são febre, sintomas respiratórios (tosse), dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. As erupções cutâneas costumam aparecer alguns dias depois do contato com o vírus causador da doença em forma de lesões, bolhas e crostas.

A transmissão acontece por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias, mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas contaminadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

As primeiras vacinas contra a varíola do macaco devem chegar ao Brasil em setembro. Os imunizantes são fabricados pelo laboratório dinamarquês Bavarian Nordic e serão adquiridos pelo governo brasileiro por meio da Opas. Há uma semana, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte pela doença no Brasil, em Minas Gerais.

 

Fonte: Rádio Guaíba

Fonte: Fonte: Rádio Guaíba

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/8186-passo-fundo-confirma-primeiro-caso-de-var-iacute-ola-dos-macacos

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.