27/04/2022 10:42 - Política
As especulação de que o ex-governador Eduardo Leite estaria disposto a concorrer novamente ao governo do Estado não devem se sustentar. O próprio Eduardo Leite disse no começo da noite que as interpretações dadas foram equivocadas. O governador, que participou da propaganda partidária do PSDB esta semana tem dito que quer estar ativo no processo eleitoral no Estado, como um defensor do legado da sua gestão.
A hipótese de uma candidatura causou desconforto e estranheza entre aliados e partidos como o MDB, que tem a pré-candidatura do deputado Gabriel Souza como certa. Se o movimento for confirmado, o que não é o caso até este momento, o ex-governador estará descumprindo uma promessa e um compromisso com os gaúchos.
Primeiro, afirmou e reafirmou reiteradamente que não disputaria a reeleição. Depois, mesmo sem ser o escolhido do PSDB para a corrida presidencial, resolveu renunciar ao governo para se aventurar numa campanha paralela como nome alternativo de quatro partidos (PSDB, MDB, União Brasil e Cidadania) que buscam uma candidatura única ao Planalto. Foi engolido para articulação de outros pré-candidatos e precisou recuar, abrindo apoio para João Dória, o escolhido nas prévias para a disputa.
Lideranças políticas analisam que ainda não é o momento de afirmar nada e que o tempo vai traçar o caminho, mas também que as especulações ganham força como balão de ensaio para testar a reação de aliados e não aliadas e dos próprios eleitores.
Fonte: Rádio Uirapuru
Veja também