26/04/2022 18:44 - Região
O Aeroporto Lauro Kortz recebeu na manhã de hoje (25) o primeiro voo comercial desde a ampla reforma do local. Por volta das 10h15min pousou uma aeronave turboélice da empresa Azul, vinda de Campinas-SP em voo de 2h20min.
O avião utilizado possui capacidade para 70 passageiros. A empresa oferece dois horários diários desde Passo Fundo para São Paulo, partindo ás 11h10 e outro ás 17h10. O avião que utiliza turboélice é a única opção comercial para conexão a São Paulo, já que modelos maiores, a jato, não estão autorizados no momento. Estes aviões são usados pela Azul e pela Gol, com o diferencial que a Azul possui em seu portfólio o turboélice. Para liberação dos modelos a jato será precisa nova aferição dos equipamentos de orientação luminosa PAPI.
Essa aferição está marcada para ocorrer até a próxima sexta-feira (29). Depois disso, se todos os requisitos forem cumpridos, será emitida autorização para operações noturnas e a jato. A chegada da aeronave na manhã de ontem teve o tradicional batismo com jato de água. O embarque dos passageiros foi feito no antigo terminal, uma vez que o novo ainda não possui esteira, aparelhos de raio x e outros equipamentos. Estes estão sendo licitados pelo Estado, embora o terminal novo esteja pronto. Mesmo no terminal antigo, foi grande a alegria dos passageiros em contar novamente com a conexão de São Paulo a Passo Fundo.
A Uirapuru conversou com alguns deles, que destacaram a importância da linha. Uma passageira veio do Rio de janeiro para visitar o filho que mora em Passo Fundo. Disse que é a terceira vez que vem até a cidade, sendo que na primeira precisou ir até Porto Alegre, com longo percurso por terra. Depois desceu em Chapecó, outra viagem cansativa. Agora desceu em Passo Fundo, sendo mais rápido, cômodo e incentivando o retorno breve. Outra passageira contou que veio de Campo Grande-MS. Explicou que teve uma conexão em São Paulo e agora veio direto a Passo Fundo. A família do marido da passageira é de Marau e agora a conexão é direta, não passando mais por Porto Alegre. Para os passageiros, Passo Fundo está de parabéns.
O Assessor da Presidência da Azul, Ronaldo Veras, participou do voo inaugural desde São Paulo. Ele vei até Passo Fundo para ver ao vivo como estão as operações no local. Disse que foi um prazer estar de novo em Passo Fundo, mas lamentou não retornarem com um modelo a jato no momento. Reforçou que ligar Passo Fundo a Campinas é conectar Passo Fundo com o exterior. Questionado sobre data para mudar do avião turboélice para jato, Ronaldo disse que a Azul utiliza este modelo com hélice para não deixar a população desassistida. Assim que o procedimento a jato for liberado, a Azul está pronta para colocar um moderno avião na linha.
O Deputado Mateus Wesp (PSDB) falou ao vivo na Uirapuru sobre este aguardado momento para Passo Fundo. Disse que a ligação de Passo Fundo a São Paulo possibilita uma ligação mundial para a região. Foram seis anos de luta para vencer as burocracias por trás da reforma do Aeroporto. Wesp lembrou que a pauta é antiga, com muitas lideranças já trabalhando na causa quando ele assumiu como deputado. Disse que ficou surpreso, no início do Governo Eduardo Leite, quando visitando Brasília em 2019 descobriu que o projeto de reforma tinha muitos problemas e precisou ser refeito. Com muito trabalho o projeto foi retomado e hoje o sonho é uma realidade.
O Deputado Mateus Wesp também falou sobre os próximos passos do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. No último final de semana Leite publicou uma carta em apoio a Dória. Wesp disse que Leite apenas repetiu o que havia sido dito há algum tempo. Leite sempre disse que as prévias foram realizadas. Finalizou explicando que Leite deixou o cargo de governador de lado para ajudar a construir um projeto nacional.
Fonte: Créditos: Roger Amaral/Rádio Uirapuru
Veja também