20/04/2022 13:31 - Saúde
E esclareceu a diferença entre surto, endemia e pandemia. “Surtos sãoisolados, em locais fechados, mas não temos mais situação de surto, e endemis é dentro de um número de casos aceitáveis. Em Carazino vivemos uma epidemia de dengue. Foram 12 casos no ano passado, agora 444, subiu muito acima do número aceitável. Se fossem 20, 30 casos, ainda poderia se considerar endemia, mas vivenciamos aqui no município e se percebermos os números do estado que não poderemos não vivenciar uma uma grande epidemia de dengue”.
A secretária ainda falou sobre as diferenças entre covid e dengue quanto a sintomas e efeitos no organismo, pois ouviu de muitas pessoas que tiveram covid e agora estão com dengue que o sofrimento é muito maior.
“A dengue tem sintomas como febre persistente, muita dor no corpo, nas articulações, vômito, diarréia, muito relatada a diarréia, se tem alguém doente com dengue a pessoa próxima deve permanecer usando repelente, roupas compridas, para não permitir que o mosquito pique a pessoa com dengue e contamine outras. E diante de qualquer um dos sintomas deve redobrar o repelente para que o mosquito vá infectar outras pessoas.
Há um relato em todo o estado, todas as cidades, de casos de dengue, nós também em Carazinho com uma quantidade grande, nossos agentes de endemia relatando um número grande de mosquito, os agentes comunitários de saúde também trabalhado nas residências, e equipes fazendo a remoção mecânica do mosquito”.
A orientação do órgão de saúde é de que continuem sendo tomadas medidas de proteção e prevenção, como uso de repelente, inseticida, mosqueteiro, roupa comprida, para não ser picado pelo mosquito”.
Os dados da dengue em Carazinho do dia 18/04/2022 são:
Positivos = 444
Aguardando resultado =583
Notificações =1.052
Fonte: JE Acontece
Veja também