16/11/2021 13:23 - #CORONAVIRUS
Com pouco mais de 125,5 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19, ou seja, 59,75% da população, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no percentual de vacinados. Por lá, o índice está em 57,62%. É o que mostra o portal Our World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, na Inglaterra, que reúne dados de vacinação do mundo inteiro.
Na plataforma inglesa é possível comparar dados de vários países. Além do Brasil, ultrapassaram os Estados Unidos, em percentual de vacinados, Portugal, Chile, China, Espanha, Canadá, França, Reino Unido – primeiro país a iniciar a campanha contra o coronavírus – e Alemanha.
O Brasil também está à frente da Rússia (35,21%), do México (48,67%) e, inclusive, da média mundial (40,94%) e da média da América do Sul (55,18%). No continente, o percentual brasileiro supera o de países como Colômbia (44,39%), Paraguai (34,74%) e Peru (49,41%), mas perde para Argentina (60,26%) e Uruguai (75,62%).
O governo norte-americano iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus em 14 de dezembro do ano passado, com o imunizante produzido pela Pfizer. Já o Brasil, vacinou a primeira pessoa, a enfermeira Mônica Calazans, em 17 de janeiro. Por aqui, o início da campanha se deu com CoronaVac.
– É muito mais mérito dos Estados Unidos do que do Brasil. O Brasil deveria ter ultrapassado os Estados Unidos em meados de maio, porque nós temos uma população que aceita muito a vacinação, graças ao Programa Nacional de Imunização em suas campanhas – afirmou Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia ao jornal Folha de S.Paulo.
– A nossa projeção, enquanto infectologistas e sanitaristas, é que o Brasil poderia ter alcançado os 80% de população vacinada já no primeiro semestre.
Os Estados Unidos também já vacinam crianças acima de cinco anos. No Brasil, o assunto está em pauta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na última sexta-feira (12), a Pfizer encaminhou pedido para uso emergencial do seu imunizante nessa faixa etária.
Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, o número de pessoas parcialmente imunizadas, com ao menos uma dose da vacina, era de 156.962.922 nesta segunda-feira (15). Isso corresponde a 73,58% do total de habitantes do país. Já as doses de reforço foram administradas em pouco mais de 12 milhões de doses aplicadas.
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Veja também