08/11/2021 17:11 - Esportes
Dois meninos de 9 anos da região estão tendo a oportunidade de demonstrar todo talento que possuem no futebol no Internacional. Luan Santos, olheiro do clube, percorre o estado atrás de garotos com potencial. Acompanhando o Pinheiro ele descobriu Edu Lange. No Arsenal, de Não-Me-Toque, ele destacou Augusto Tognon.
Os dois, acompanhados pelos pais, já tiveram uma experiência no clube da capital. “O Inter está com um projeto diferente. O observador do clube acompanha jogos por todo estado, observando os times, os meninos. Aí convidam para alguns dias de treinos, retornam para suas regiões, seguem em seus clubes e depois são chamados novamente. Aquelas peneiras com 100, 200 meninos não existem mais. Eles acompanham assim”, conta Josi Lange, mãe do Edu.
O menino esteve na Capital para os dias de treino acompanhado do pai, Eder Lange, que foi atleta profissional e hoje é da comissão técnica do Pinheiro e atleta do time adulto.
“Eu pretendo ser jogador de futebol. Gostei bastante dos dias no Inter. Eles disseram que eu fui bem. Vou retornar em dezembro. Acredito que participarei de um torneio com eles e dependendo de como eu for, poderei ser aprovado. Estou me dedicando, me esforçando”, diz Edu.
A experiência também tem sido interessante para o passo-fundense Augusto Tognon. O garoto também treina no Pinheiro, além do Arsenal, de Não-Me-Toque (futsal), e do Vila Nova, de Passo Fundo (futebol de campo). O pai Eduardo conta que a família desejava que Augusto praticasse uma modalidade esportiva. Foram tentativas em várias, entre elas, taekwondo, judô e se encontrou no futebol.
“Não obrigamos ele a jogar. O futebol é uma escolha dele. É uma criança que está sempre chutando bola, mesmo em casa. E uma diversão está se tornando um sonho maior”, diz o pai, acrescentando que o filho construiu um círculo de amizade muito bom.
O pai reforça que o sonho de ser jogador é do filho, mas este foi um fator preponderante para fortalecer ainda mais o vínculo dele com Augusto. “Ele sabe que é difícil. Tem muita gente boa, muito jogador bom. O que será não se sabe, mas o certo é que para mim e para ele está sendo uma grande oportunidade de fortalecimento da amizade”, enaltece.
Diário da Manhã
Fonte: Diário da Manhã
Veja também