Anuncie conosco! Clique aqui e faça sua empresa aparecer!

Novembro Azul: 90% dos pacientes são curados quando o diagnóstico do câncer é precoce

O médio Urologista do Hospital de Clínicas (HC), Gabriel Weiss, os homens devem aprovieitar a oportunidade para realizar o rastreio de diversas doenças que podem acomete-los como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, câncer colorretal e outras.

05/11/2021 12:10 - Saúde

O mês de novembro é reservado para a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo principal conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com diversos aspectos da sua saúde e não somente com relação ao câncer de próstata. Embora o mês azul tenha iniciado com o intuito de prevenir e diagnosticar o câncer de próstata, a data agora quer mostrar a importância de cuidar da saúde como um todo.

De acordo com o médio Urologista do Hospital de Clínicas (HC), Gabriel Weiss, os homens devem aproveitar a oportunidade para realizar o rastreio de diversas doenças que podem acomete-los como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, câncer colorretal e outras.

Conforme o especialista, os principais fatores associados ao risco de desenvolver câncer de próstata são: ser afro descente, possuir histórico familiar da neoplasia, ter familiares com câncer de mama com mutação genética, idade acima de 50 anos, hábitos alimentares ruins e obesidade.

O médico destaca ainda que possuir um familiar com câncer de próstata eleva o risco de apresentar a doença em duas vezes e, caso apresente dois familiares, esse risco sobe para seis vezes maior do que a população em geral. Ainda, os hábitos de vida e a obesidade também influenciam no desenvolvimento do câncer de próstata.

Gabriel Weeis orienta que hábitos de vida saudáveis, prevenção da obesidade, baixo consumo de gorduras e álcool, não fumar e praticar exercícios físicos regularmente, diminuem o risco de desenvolver o câncer. O diagnóstico precoce também é fundamental para aumentar as chances de cura, destaca o profissional.

O maior prejuízo no diagnostico tardio da doença, segundo o urologista, é a agressividade no tratamento e redução na possibilidade de cura. Ainda, em relação as demais doenças prevalentes nos homens, a não realização do rastreio delas gera um risco aumentado para apresentar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico e outras consequências.

De acordo com o médico, quando realizado o diagnóstico precoce e encontrada a forma localizada da doença, em média 90% dos pacientes são curados. Além disso, o tratamento torna-se menos agressivo se comparado com aqueles que se apresentam com o diagnostico tardio e doença avançada.

O tratamento dependerá de qual estágio clínico a doença se encontra. Uma vez realizado o diagnóstico de câncer, o tumor será classificado em baixo, médio e alto risco de progressão. Para os tumores de baixo risco, desde que preencham alguns critérios, a abordagem contemporânea é de seguimento regular, com consultas e exames programados. Já para os de médio e alto risco, o tratamento é cirúrgico, radioterápico, hormonioterapia e quimioterapia.

O urologista afirma que no Brasil ainda é preciso melhorar a medicina preventiva. A população masculina não tem hábito de fazer exames regularmente, e isso dificulta e atrasa o tratamento quando encontrada alguma doença. Além disso, é preciso quebrar os tabus que ainda existem quando o assunto é procurar um Urologista.

Rádio Uirapuru

Fonte: Rádio Uirapuru

  • Compartilhe:

  • https://clicemfoco.com.br/noticia/6706-novembro-azul-90-dos-pacientes-s-atilde-o-curados-quando-o-diagn-oacute-sti

Clic em Foco - Todos os Direitos Reservados.