04/11/2021 01:01 - Outros
Embora algumas lideranças nacionais dos caminhoneiros reforcem que há greve no Brasil, no Rio Grande do Sul nenhum bloqueio de estradas foi registrado. Houve apenas um ato isolado no Porto de Rio Grande, por um breve momento. Pesa contra o movimento decisões judiciais em ao menos cinco estados que punem com multa quem trancar rodovias.
Na última tentativa de greve da categoria, em setembro, sem bloquear estradas, o movimento não engrenou e perdeu força rápido. A categoria reivindica principalmente redução no valor do Diesel, que arrasta problemas secundários ao setor e encarece as operações de transporte. A Uirapuru conversou com o líder dos caminhoneiros em Passo Fundo e que representa a categoria também na região, Ângelo Alérico.
Ele disse que, aqui na região, não há intenção nenhuma de greve. Ângelo revelou que a categoria está desanimada e que a causa dos combustíveis foi usada por grupos e transformada em política. Ângelo disse que seus colegas, que estão em trânsito, informaram que, a nível de Brasil, o sentimento é o mesmo e não há movimento de greve. Finalizou dizendo que os caminhoneiros viram que greve não funciona, somente vai prejudicar e agravar a situação atual. Para Alérico, se a política de preços atual da Petrobras não for alterada, greve nenhuma adianta.
Ainda na segunda-feira o presidente Bolsonaro informou um novo aumento dos combustíveis dentro de 20 dias. Nesta manhã de feriado postos de combustíveis na capital, Porto Alegre, já tiveram reajustes.
Rádio Uirapuru
Fonte: Rádio Uirapuru
Veja também