28/10/2021 14:15 - Educação
O Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu autorizar o retorno obrigatório às aulas presenciais para estudantes da Educação Básica, acatando pedido da Secretaria da Educação (Seduc). Desta forma passa a ser obrigatório o retorno presencial às aulas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e todas as redes de ensino do Rio Grande do Sul (estadual, municipais e privadas).
Em reunião com Ministério Público, foi pontuada a importância e o compromisso para que todas as crianças e jovens voltem a frequentar a escola de maneira presencial, para mitigar os efeitos da pandemia na educação. Entre os argumentos, o fato de que muitos alunos não voltaram aos estudos e que o processo de ensino aprendizagem é mais efetivo com o estudante presente em sala de aula, como apontam estudos.
Esse retorno deve obedecer os protocolos sanitários vigentes. Na avaliação da equipe de governo, tendo em vista a queda das taxas de contaminação e hospitalizações e o avanço da vacinação no RS, o momento é propício para a retomada das aulas presenciais.
O governo também decidiu autorizar mudanças nos protocolos de competições esportivas, com liberação parcial das arquibancadas.
A equipe de governo entendeu que é possível atender à solicitação nos estádios da Arena do Grêmio e do Beira-Rio, em caráter experimental, nos termos solicitados pelos clubes e respeitando as especificidades destes. O limite de 30% de ocupação dos estádios – que é o protocolo vigente para competições esportivas com mais de 2,5 mil pessoas – segue sem alteração. A autorização excepcional será informada aos dois clubes e passa a valer de forma imediata.
As mudanças autorizadas deverão ser detalhadas e oficializadas pelo governo do Estado.
Fonte: Correio do Povo
Veja também