27/10/2021 12:31 - Outros
A CPI da Covid aprovou por 7 votos favoráveis e 4 contrários, o relatório do senador Renan Calheiros (MDB) que sugere o indiciamento de 78 pessoas, entre eles o presidente Jair Bolsonaro e mais duas empresas, por crimes relacionados à pandemia.
A Comissão trabalhou durante seis meses e o relatório tem mais de 1,1 páginas. O relator acrescentou pedidos de indiciamentodo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do secretário de Saúde do estado, Marcellus Campelo. A inclusão dos nomes atendeu a um pedido do Senador Eduardo Braga, do Amazonas.
Dentre as alterações feitas hoje no documento, o relator decidiu incluir um pedido para que Bolsonaro seja afastado das redes sociais por dissiminar fake news, como a que relacionou a vacina contra a covid a casos de Aids.
No meio da tarde o nome do senador gaúcho Luiz Carlos henize (PP) chegou a ser incluído por disseminação de fake news, mas foi retirado no fim do dia.
A CPI não tem poder de punição, mas entregará o relatório a outros órgãos que podem investigar através de inquéritos. No caso do presidente, cabe à Procuradoria Geral da República decidir os próximos passos.
Os votos dos senadores – SIM: a favor do relatório – NÃO: contra o relatório
Eduardo Braga – SIM
Renan Calheiros – SIM
Tasso Jereissati – SIM
Otto Alencar – SIM
Humberto Costa – SIM
Randolfe Rodrigues – SIM
Omar Aziz – SIM
Luiz Carlos Heinze – NÃO
Eduardo Girão – NÃO
Marcos Rogério – NÃO
Jorginho Mello – NÃO
Indicação de indiciamento:
Planalto News
Fonte: Planalto News
Veja também