12/08/2021 22:27 - Educação
Devido à nova pandemia de Coronavírus (Sars-CoV-2), o mundo todo vem sendo mobilizado e monitorado em tempo real. No meio educacional, por exemplo, as escolas suspenderam as aulas em sala de aula e começaram a encontrar outras formas de manter o processo de ensino durante o período de quarentena. Aí que entram os novos meios tecnológicos: aplicativos e plataformas online.
O ensino à distância é fantástico e extremamente vantajoso no mundo atual, porém mudar abruptamente do ensino presencial para o ensino online, sem nenhum tipo de planejamento, trouxe inúmeros desafios e consequências.
Esta estratégia adotada expôs as desigualdades e dificuldades enfrentadas por alunos e professores de escolas públicas. Acesso restrito à internet, falta de computadores e espaço em casa, problemas sociais, sobrecarga de trabalho docente e baixa escolaridade dos familiares são alguns exemplos das dificuldades encontradas durante a pandemia.
Aos professores, vêm a exigência de criatividade, engenhosidade e habilidade com aplicativos e plataformas digitais para manter a qualidade de ensino e aprendizagem. Porém, durante a formação inicial do professor de matemática, por exemplo, pouco são trabalhadas atividades visando desenvolver habilidades para ensinar conceitos e conteúdos matemáticos através de meios digitais. Sendo assim, o professor sai de sua zona de conforto, com suas práticas tradicionais do ensino presencial e busca novos aparatos tecnológicos para levar ao aluno o conhecimento necessário.
As mudanças ocasionadas pelo contexto da pandemia, afetaram significativamente o ensino e aprendizagem. As novas metodologias de ensino utilizadas buscam reduzir as consequências que a pandemia trouxe ao meio educacional. É necessário a compreensão de que o momento em que estamos passando é desafiador tanto para quem ensina, quanto para quem aprende.
Fonte: Nikole Izabel Weirich Acadêmica do curso Licenciatura em Matemática no IFRS – Câmpus Ibirubá
Veja também