dashboard
Início
home
Site
list_alt
Notícias
new_releases
Anuncios
new_releases
Pop-up
monetization_on
Cotações
gesture
Horóscopo
list
Categorias
list_alt
Subcategorias
person
Minha conta
power_settings_new
Sair
Notícias
Toggle navigation
search
power_settings_new
new_releases
Edição de notícia
Ação
Categoria
Destaques
#CORONAVIRUS
Agricultura
Anúncios Publicitários
AO VIVO
Colunas
Comunicado
Conservando história
Economia
Educação
Entretenimento
Entrevistas
Esportes
Eventos
Oficiais
Outros
Policial
Política
Promoções
PROPAGANDA POLÍTICA - ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020
Região
Religião
Saúde
Selbach/RS
Utilidade Pública
Título
Subtítulo
<figure class="image"><img src="https://clicemfoco.com.br/admin/uploads/noticias/40b43a4ba541f4cf45c4bfb0d90a65de.jpg"></figure><p>A Defesa Civil do Rio Grande do Sul intensificou nesta semana uma série de ações voltadas à prevenção de desastres, capacitação técnica e fortalecimento da integração entre órgãos públicos em diversas regiões do estado. As atividades foram coordenadas pela Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil, e envolveram visitas técnicas, reuniões estratégicas e atualização de Planos de Contingência municipais.</p><p>Entre os principais focos das ações estiveram o aprimoramento das estruturas de resposta a eventos climáticos extremos, a preparação dos municípios para situações de emergência e a ampliação da integração entre Defesa Civil, universidades, Exército, prefeituras e demais instituições parceiras.</p><p>Durante a semana, coordenadorias regionais da Defesa Civil percorreram diferentes municípios gaúchos realizando avaliações técnicas e orientando gestores municipais sobre medidas preventivas e procedimentos necessários para atuação em casos de calamidade pública e desastres naturais.</p><p>Na região Norte do estado, equipes estiveram em municípios como Campos Borges, Espumoso, Nova Alvorada e Casca, onde foram discutidas melhorias e adequações nos Planos de Contingência Municipais. Segundo a Defesa Civil, as atualizações são consideradas fundamentais para garantir respostas mais rápidas e eficientes em situações críticas.</p><p>Em Tapera, teve início a elaboração do novo Plano de Contingência do município, enquanto em Imbé também ocorreu reunião de trabalho voltada à construção do planejamento preventivo local.</p><p>A área técnica da Defesa Civil também promoveu capacitações relacionadas ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), ferramenta utilizada nos processos de homologação estadual e reconhecimento federal de situações de emergência e estado de calamidade pública.</p><p>Outra frente importante das ações ocorreu na região da Serra e do Nordeste gaúcho. Em Muitos Capões, equipes realizaram visitas a propriedades rurais beneficiadas com recursos destinados ao abastecimento de água para consumo animal. Já em Guaporé, técnicos acompanharam o anteprojeto do túnel de adução para macrodrenagem do município.</p><p>A programação também contou com integração junto às forças militares. Em Bento Gonçalves, representantes da Defesa Civil visitaram o 6º Batalhão de Comunicações do Exército Brasileiro, onde conheceram novas tecnologias utilizadas em operações de campo.</p><p>No Sul do estado, a Defesa Civil participou de encontros em Pelotas voltados à articulação entre instituições e fortalecimento das ações comunitárias. Entre os temas debatidos estiveram os impactos climáticos, vulnerabilidade social e estratégias regionais de prevenção.</p><p>Além disso, especialistas participaram de reuniões técnicas sobre o fenômeno El Niño, realizadas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com apresentação de prognósticos climáticos para os próximos meses no Rio Grande do Sul.</p><p>Segundo a Defesa Civil estadual, o objetivo das ações é ampliar a preparação dos municípios gaúchos diante dos eventos extremos que vêm afetando o estado nos últimos anos, fortalecendo os mecanismos de prevenção, resposta e reconstrução.</p><p>–</p><p>Com informações: Jornalista Fernando Kopper</p>
Fotos
×
Fonte